O que é a bitcoin? Como Minar? Modo fácil

O que é a bitcoin?

A bitcoin é uma moeda digital, é dinheiro virtual que ao contrário do dinheiro convencional, você não pode ter no bolso tem que ter uma conta onde serão guardadas.

Para que serve uma bitcoin se não a posso ter comigo?

Você pode usar a bitcoin para pagar bens ou serviços e com o valor atual da bitcoin cada vez são mais as pessoas e empresas a aceitar a bitcoin como forma de pagamento. À semelhança do que acontece quando você paga algo com o cartão de multibanco, nem o comerciante nem você, vêem o dinheiro, no entanto a transacção aconteceu. A internet é o sitio onde se compra e vende mais usando bitcoins, no entanto, fora da Internet também é possível e com os smartphones sempre á mão torna-se facílimo.

Ao contrario do dinheiro convencional a bitcoin não é controlada e emitida por um Banco Central é produzida de forma descentralizada no computador de milhares de utilizadores à volta do mundo como você. Estes computadores são postos a resolver problemas e a validar transacções e no fim de algum tempo sāo recompensados com partes da moeda criada a este processo chama-se minar bitcoins.

Como posso minar e ganhar bitcoins?

Hoje em dia minar bitcoins já não é tarefa fácil e são preciso supercomputadores ou aparelhos específicos e caros e muita electricidade para o conseguir, com um computador normal não verá grandes resultados.  A razão disto é a maneira como a moeda foi programada em que cada vez são precisos mais cálculos para que seja criada uma moeda, talvez seja esta uma das razōes também para que o valor da bitcoin esteja tāo alto, o que é raro é caro.

Tendo em conta o sucesso da bitcoin outras moedas virtuais, ou criptocurrencias como são chamadas, foram criadas entre elas o Monero, Etherium, Litecoin entre tantas outras, umas com mais sucesso outras com menos. O valor delas esta sempre ligado ao da bitcoin visto esta ter cotação na bolsa. Estas moedas são minadas mais facilmente e posteriormente trocadas por bitcoins. Como é mais facil ver resultados com essas moedas alternativas muita gente deixa o computador minar, em segundo plano, enquanto trabalha ou deixa-o ligado a minar uma moeda fácil.

 

Se se quiser aventurar a minar aconselho-o a não investir muito dinheiro em equipamento e ter cuidado com os esquemas e burlas. Para além disso não se esqueça que o computador ligado a trabalhar pode consumir muita electricidade há calculadoras espalhadas pela net para calcularem o lucro que esta a ter ao minar uma certa moeda tendo em conta o custo da electricidade.

Cá eu enquanto estou no computador, que não esteja a precisar do seu potencial total, descarreguei o Minergate criei uma conta e vou minando moedas alternativas pode ser que um dia cheguem aos valores da bitcoin. Lá supostamente não preciso de criar uma conta para cada moeda que quero minar porque eles guardam o meu saldo e têem um programa de fácil uso.

A bitcoin no inicio de 2017 valia perto dos 1000 dólares chegou ao fim desse mesmo ano a valer mais de 10 000 onde irá parar ninguém sabe. Estando cotada na bolsa, a bitcoin, segue as regras de mercado, ou seja, quanto maior a procura, maior a cotação. Julgando pelo preço a que ela se encontra podemos calcular que há muita procura.

Há quem diga que a bitcoin é dinheiro seguro outros dizem que não passa de um esquema da bolha. A verdade é que atualmente vale muito dinheiro e mal ou bem parece esta a ser acreditada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *