O que é o root no Android?

Root em Inglês significa raiz. E fazer root é o processo de permitir que os usuários de smartphones,  tablets e outros dispositivos que executam o Sistema Operativo Android terem de acessar a Raiz do sistema, ou seja ter acesso privilegiado sem os limites impostos pelo fabricante .

A maior parte das vezes é feito para contornar as limitações que as operadoras e fabricantes dos Telefones impõem, como por exemplo Algumas aplicações pré-instaladas que não é possível desinstalar sem ter root (Acesso à raiz do Sistema).

Fazer root no sistema android permite também alterar a versão do Sistema Operativo, normalmente usar Versões mais recentes do Android que as fabricantes e operadoras ainda não liberaram ou apenas usar versões alteradas do Sistema atual, as chamadas Custom Roms.

O acesso root é por vezes comparado ao Jailbreak dos dispositivos da Apple que rodam o iOS (iphone Operating System). No entanto, estes são conceitos diferentes.

Porquê fazer Root no meu telefone?

Já indiquei alguns benefícios do root  e no fundo o principal objectivo é deixar o aparelho mais rápido, removendo as Aplicações da Operadora telefónica que não usamos, Instalar um novo Kernel que nos permita forçar o processador a correr mais rápido (Overclock) e usar Custom Roms muitas vezes também acelera o dispositivo. Mas no entanto há perigos que temos de ter em conta.

Porquê NÃO fazer Root?

Ao fazermos root ao telemovel estamos a expor o sistema a intrusões e tudo o que guarda no seu telefone, como passwords, as suas notas pessoais, etc ficam expostas a outras apps. As apps no android funcionam com um sistema de permissões que você aceita ao instala-la do Google Play e com o root as passam a não ser tão lineares como as permissões que você autorizou!

Passo a demonstrar com um exemplo:

No android quando você instala uma app a aplicação só consegue ler e escrever dentro da própria pasta quando o aparelho esta com root esta mesma app pode lêr o que uma app que tenha informações sensíveis escreveu dentro da sua própria pasta. E este é apenas um de outros perigos. Por isso meça bem os prós e os contras e decida-se se realmente precisa de fazer root ao seu telefone. 🙂

Alguma dúvida deixe o seu comentário!

 

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *